«

»

Mar 08

Causas da queda de cabelo e Tratamento para Queda

Se uma pessoa perde, diariamente, entre 50 e 70 fios de cabelo por dia, está no valor normal da queda, sendo necessária até para o nascimentCalviceo de outros fios. Essa perda ocorre frequentemente durante o sono ou quando se lava ou penteia o cabelo. Apenas dá-se um problema quando a quantidade da queda aumenta para 200 fios ou mais, deixando o cabelo além de mais fino, frágil, curto e perdendo a sua cor original.

Com esse processo da calvície começado, muitas pessoas começam a buscar por algum tipo de tratamento para a queda de cabelo. Além disso, tanto homens quanto mulheres podem ser afetados. Cerca de 30% das mulheres com mais de 50 anos tem algum tipo e grau de calvície. Mas recomendamos o tratamento vencendo a calvice do Roberto de lucca, que tem ajudados milhares de pessoas contra a queda de cabelo.

Causas da queda de cabelo

Assim como são diversos os tratamentos para a queda de cabelo, suas causas também são. Porém, a de maior frequencia é a genética. Como dito, acontece com 30% das mulheres até os 50 anos, já com os homens o nível é de até 80% até os 70 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além da genética, diversos outros fatores influem, como efeitos colaterais de medicamentos e deficiência vitamínica, mas os fatores hormonais e emocionais são bastante influentes sendo os de segunda maior ocorrência. Pelo descontrole hormonal, os fios vão direto para o repouso pulando a fase de crescimento causando a queda antecipada dos fios.

Para as mulheres, os fatores hormonais são ainda maiores e de maior relevância devido à menstruação, menopausa, gravidez etc, além de doenças, obviamente. A exposição excessiva ao sol, inflamações no couro cabeludo e a poluição – essa principalmente causada por cigarros e ainda com caráter cumulativo – são outras causas.

Alisamento, penteados muito apertados, doenças auto imunes, dieta pobre em carne vermelha etc também causam a queda de cabelo. E, uma vez perdidos, os fios não nascem novamente.

Como curar a queda de cabelo?

O trabalho pode ser difícil e diferente para homens e mulheres. Mas, como vários males, se o tratamento para queda de cabelo for feito antecipadamente, maior é a chance de cura.

Devido à características tanto pessoais quanto clínicas, a medicação difere de paciente para paciente. Porém, o tratamento médico é baseado na redução do DHT e proteção dos receptores androgenéticos agindo contra a sua ação.

Outro fato é que os tratamentos para queda de cabelo geralmente usados contra a calvície masculina não são os mesmos dos contra a calvície feminina. Isso porque os métodos de tratamento para homens agem diretamente nos hormônios. E, para complementar, um tratamento a curto prazo, para ambos os sexos, é impossível. Eles duram geralmente entre 6 e 8 meses.

Por todas essas características, é sempre mais recomendado procurar um médico. Aqui vamos listar alguns dos remédios caseiros e os mais comuns usados pelos médicos para o tratamento da queda de cabelo.

Tipos de tratamentos para cabelo caindo

A lista é grande, contendo remédios caseiros, comuns ou cirurgia. Tudo depende muito de pessoa para pessoa, mas o início vem de uma reeducação alimentar. Isso porque estudos comprovam que temos vitaminas que influem diretamente na saúde capilar. São elas as vitaminas B, D e A.

Tratamento para a queda de cabelo com alimentos

  • Vitamina B:

Bastante encontrada nos shampoos, as vitaminas do complexo B dão mais vida aos folículos capilares além de reduzir a probabilidade de perdas e danos. Tudo isso devido à fortificação fornecida por esse complexo.

Carnes em geral (peixe, suínas e bovinas) são os que contém esse complexo em maior quantidade. Grãos, leveduras, legumes e lentilhas são também bastante importantes, mas não possuem o mesmo valor.

  • Vitamina D

Estudos indicam que talvez seja impossível crescer o cabelo de um ser humano sem vitamina D! Esse importantíssimo nutriente é encontrado em pouca quantidade nos alimentos, mas pode ser achado também em carnes em geral (bovinas, suínas e frango) além de iogurte e leite. Mas um fator muito importante é a conhecida exposição ao sol para recepção dessa vitamina.

  • Vitamina A

O excesso dessa pode levar à queda de cabelo, portanto é bom consultar um nutricionista para verificar a o que deve-se comer e montar a dieta ideal para o tratamento de queda de cabelo. Figado, ovos e verduras verdes são alguns dos alimentos ricos em vitamina A.

 Tratamento para a queda de cabelo com remédios caseiros

Alguns são os remédios caseiros possíveis. Pode-se usar o sumo do alface e espinafres – as verduras verdes já citadas acima – bebendo meio litro dele por dia. Também é possível fazer uma massagem profunda com leite de coco. A massagem deve ir até as raízes para o líquido poder nutrir e promover o crescimento capilar.

Um sumo de abóbora também é indicado, também com a massagem. Tanto o tratamento para queda de cabelo com leite de coco, quanto o com abóbora devem ser feitos após lavar os cabelos e esfregando bem o couro cabeludo até que comece a dar um certo calor. Esse calor irá ativar as glândulas sebáceas causando melhor circulação sanguínea.